O DIA - Antes mesmo de concluído o estudo de viabilidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresas interessadas na concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas ao Rio de Janeiro, já deram a largada na corrida para, em março, vencer o leilão e realizar a obra prometida pelo governo federal para a Copa de 2014.O BNDES informou ao Terra que o consórcio inglês Hal Crow, juntamente com as parceiras brasileiras Sinergia e Balman, realiza a pesquisa de viabilidade de demanda para o TAV. O estudo deve ficar pronto em meados deste mês. O governo federal pretende licitar a obra até o final do ano e realizar o leilão até março de 2009.
As empresas Trends e Siemens afirmam ter seus próprios estudos e a Alstom aguarda o BNDES. Autores da pesquisa de viabilidade da Trends Engenharia e Tecnologia defendem um modelo coreano "tropicalizado" para o trem. Entre as adaptações para a realidade brasileira, a passagem da linha por aeroportos, o barateamento do meio de transporte com escalas e a possibilidade de ultrapassagem entre os trens. O objetivo: contemplar, além das classes A e B, a classe C.
"Estamos em uma crise aeroviária e este trem tem que ajudar a resolvê-la, tem que passar por Viracopos, Cumbica e Galeão para transportar passageiros entre os terminais", disse o engenheiro da Trends Engenharia e Tecnologia Albuino Cunha de Azeredo. Ele apresentou o estudo de viabilidade da Trends na 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô na região central de São Paulo.
