domingo, 7 de setembro de 2008

Empresa estuda "tarifa popular" por trem-bala Rio-SP

O DIA - Antes mesmo de concluído o estudo de viabilidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresas interessadas na concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas ao Rio de Janeiro, já deram a largada na corrida para, em março, vencer o leilão e realizar a obra prometida pelo governo federal para a Copa de 2014.
O BNDES informou ao Terra que o consórcio inglês Hal Crow, juntamente com as parceiras brasileiras Sinergia e Balman, realiza a pesquisa de viabilidade de demanda para o TAV. O estudo deve ficar pronto em meados deste mês. O governo federal pretende licitar a obra até o final do ano e realizar o leilão até março de 2009.
As empresas Trends e Siemens afirmam ter seus próprios estudos e a Alstom aguarda o BNDES. Autores da pesquisa de viabilidade da Trends Engenharia e Tecnologia defendem um modelo coreano "tropicalizado" para o trem. Entre as adaptações para a realidade brasileira, a passagem da linha por aeroportos, o barateamento do meio de transporte com escalas e a possibilidade de ultrapassagem entre os trens. O objetivo: contemplar, além das classes A e B, a classe C.
"Estamos em uma crise aeroviária e este trem tem que ajudar a resolvê-la, tem que passar por Viracopos, Cumbica e Galeão para transportar passageiros entre os terminais", disse o engenheiro da Trends Engenharia e Tecnologia Albuino Cunha de Azeredo. Ele apresentou o estudo de viabilidade da Trends na 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô na região central de São Paulo.

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Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com