BBCBrasil.com - Uma explosão na Bolívia nesta quarta-feira causou danos em parte de um gasoduto que leva gás ao mercado brasileiro e provocou a suspensão parcial do fornecimento.O presidente da empresa estatal boliviana YPFB, Santos Ramírez, e o ministro da Presidência, Juan Ramon Quintana, afirmaram em uma entrevista coletiva em La Paz que o impacto no abastecimento do gás ao Brasil será de cerca de 10% do envio diário.
De acordo com eles, deverá haver uma diminuição diária de 3 milhões de metros cúbicos. Por contrato, a Bolívia tem que enviar 31 milhões de metros cúbicos de gás todos os dias ao país e tem cumprido o envio.
Apesar do anúncio oficial na Bolívia, a assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia brasileiro afirmou que o governo da Bolívia não informou ao Brasil oficialmente sobre o que ocorreu e que até a tarde desta quarta-feira o fornecimento de gás permanecia normal. O Ministério afirmou ainda que busca mais informações com o governo do país vizinho e com a Petrobras na Bolívia.
