sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Empresa catalã faz boneco de Obama defecando

O DIA - Uma empresa da Catalunha criou um boneco do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama. O tradicional santo "cagão" é sinônimo de fertilidade para a população local, que costuma colocar a imagem no presépio. A informação é do diário espanhol 20 Minutos.
Sinônimo de fertilidade numa sociedade de tradição agrícola, a figura original, que representa um camponês defecando, remonta, segundo historiadores, à exaltação realista da época barroca, no século XVIII. O "caganer" simboliza a necessidade de fertilizar a terra para ter uma boa colheita no ano seguinte.
Há algum tempo a empresa tem transformado celebridades em "caganer". É o caso da família real espanhola, do papa Bento XVI, do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho e do atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
De acordo com uma das responsáveis pela empresa que criou as peças, Bárbara Martínez, Obama está à altura de ser representado como "caganer" e ocupar um lugar ao lado de Jesus no presépio.
Atualmente, a figura mais vendida no site da empresa é a de Bush, segundo ifnormou Bárbara ao 20 Minutos.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com