sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Morre 'Garganta Profunda', o informante de Watergate

BBCBrasil.com - Mark Felt, ex-segundo-em-comando do FBI (a polícia federal dos Estados Unidos), que se tornou conhecido como o informante "Garganta Profunda" por ter passado informações cruciais aos jornalistas que revelaram o escândalo de Watergate morreu na Califórnia.
Felt, de 95 anos, sofreu insuficiência cardíaca.
Sua identidade foi revelada há três anos em um artigo na revista Vanity Fair.
O artigo de John O'Connor revelou a identidade de um homem que estava no centro de uma das tramas políticas mais dramáticas do século 20. Felt teria insistido no anonimato quando passou informações sobre o presidente Richard Nixon e seus assessores aos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do jornal americano Washington Post.
A série de reportagens do jornal americano sobre o tema pressionou Nixon, que acabou renunciando ao cargo em 1974, em um episódio sem precedentes na história americana.
Durante mais de 30 anos, Felt negou envolvimento no vazamento de informações sobre a ligação entre a Casa Branca e a colocação de escutas nos escritórios do Partido Democrata em Washington durante a campanha eleitoral de 1972.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com