quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cientistas encontram sinal mais antigo de vida animal

JBOnline - Traços químicos deixados em rochas de 635 milhões de anos em Omã representam o mais antigo sinal de vida animal, disseram pesquisadores na quarta-feira. As conclusões, publicadas cerca de uma semana antes do 200o aniversário de Charles Darwin, também são prova dos organismos simples que o naturalista inglês sugeriu terem existido antes que as espécies evoluíssem para formas mais complexas.
- Basicamente, encontramos um fio daquela evidência que ele previra que deveria estar ali - disse Roger Summons, geobiólogo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), participante do estudo.
- Há uma grande riqueza de evidências de que essas esponjas foram os primeiros organismos multicelulares a existirem - afirmou.
Usando uma análise química de moléculas de rochas datadas de 635 milhões de anos atrás, os pesquisadores descobriram uma forma modificada de colesterol que só é produzida por esponjas. Isso sugere que as criaturas existiam antes de uma monstruosa era glacial ocorrida há cerca de 630 milhões de anos, uma descoberta interessante, segundo Summons, porque muitos cientistas acreditam que os períodos de congelamento desencadearam o desenvolvimento de formas complexas de vida.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com