quarta-feira, 4 de março de 2009

TSE cassa mandato de Jackson Lago

Folha - Por cinco votos a dois, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou na madrugada desta quarta-feira a cassação dos mandatos do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e do vice-governador, Luiz Carlos Porto (PPS).
Eles são acusados de cometer irregularidades durante a campanha eleitoral de 2006, quando foram eleitos.
O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Francisco Rezek, que defende Lago e Porto afirmou que vai recorrer da decisão para manter seus clientes nos cargos. Rezek disse que esgotará todos os recursos, mas que é contrário às articulações políticas para garantir que fiquem nas funções.
"Sem dúvida vamos recorrer, no TSE inicialmente e a que mais for possível", disse. "A situação não é essa [de articulação política] pois isso já provou que não dá certo [referindo-se ao caso do governador cassado da Paraíba Cássio Cunha Lima]. É uma luta no foro, aí começou e aí deve terminar", reiterou.
Em uma segunda etapa do julgamento desta madrugada, os ministros do TSE decidiram que a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) deve assumir o governo do Estado em substituição a Lago, enquanto João Alberto (PMDB) substituirá Porto. Apenas o ministro Félix Fischer defendeu a realização de eleições indiretas. Entretanto, a decisão só é válida após o julgamento de todos os eventuais recursos encaminhados pela defesa dos acusados.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com