segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cidade do Maranhão tem quase 90% da população atingida pelas enchentes

JB - Uma cidade inteira debaixo d''água. Assim, é a situação de Trizidela do Vale localizado há 280 quilômetros de São Luís, no Maranhão. Agências bancárias, postos dos Correios, cemitério, farmácias, telefones públicos, postes de eletricidade, tudo foi encoberto pelas águas do Rio Mearim que subiram mais de seis metros acima do nível normal desde o início das fortes chuvas que atingem a região desde abril.
Segundo a Defesa Civil do Maranhão, em Trizidela do Vale as enchentes deixaram 3.643 desalojados, 4.510 desabrigados e causaram a morte de uma pessoa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de aproximadamente 18.8 mil pessoas e quase 15 mil foram afetadas pelas enchentes.
Apesar do número alto de desalojados e desabrigados, o mêdo de saques levou muita gente a não abandonar suas casas. Donos de moradias de dois pavimentos levaram os móveis para o anda superior e, de lá, rezam para que as águas desçam.
- Estou aqui vigiando as coisas - disse Francisco das Chagas que ao lado do seu cachorro observava o movimento das canoas em frente a sua casa de dois andares. O andar térreo tinha água até o teto.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com