quinta-feira, 16 de julho de 2009

"Os senadores são ótimos pizzaiolos", diz Lula

G1 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em entrevista concedida após a posse do novo presidente da Embrapa, Pedro Arraes, que não se preocupa com a CPI da Petrobras, pois ela " é interessante apenas para quem gosta de fazer carnaval " . Questionado se ela poderia dar em nada como tantas outras investigações anteriores - " acabar em pizza " - Lula foi irônico sobre a disposição dos senadores para investigações. " Eles são ótimos pizzaiolos " .
Com este comentário o presidente Lula jogou mais combustível na crise do Senado e provocou uma rebelião no plenário. A revolta refletiu-se imediatamente no painel: a indicação presidencial de Bruno Pagnoccheschi para ser reconduzido a cargo na Agência Nacional de Águas (ANA), que estava em votação, foi rejeitada. Dos 51 presentes, 30 senadores votaram contra. Como os oposicionistas, somados, são 27, o placar mostrou uma reação - silenciosa - de parte dos governistas. Eram necessários pelo menos 41 votos a favor.
A notícia da declaração de Lula foi levada ao plenário pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), durante uma sequência de votações, e provocou imediata reação dos parlamentares. Ficou claro que o voto contra a indicação de Lula para a ANA foi um gesto político, não refletindo qualquer resistência ao nome de Pagnoccheschi.
" Ora, se há algo parecido com forno de pizza não está aqui, mas do outro lado da rua " , afirmou Virgílio, ao ler no plenário as declarações do presidente. " Se ele não quiser pizza, é só orientar sua bancada de apoio a permitir a apuração dos fatos e a convocação das pessoas que a oposição vai sugerir. Não é justo nós aqui ficarmos aturando insultos " . Cristovam Buarque (PDT-DF) exigiu " uma tomada de posição " de Sarney. " Eu não posso admitir que o presidente da República chame os senadores por um adjetivo desse tipo. Se não nos defendermos, vamos estar dizendo: senhor presidente, além de pizzaiolos, nós somos inócuos, irrelevantes " , disse. Para Cristovam, se Sarney não defender a instituição, significará concordância com Lula. " Sinceramente, eu já estou ficando cansado de desgaste em cima de desgaste " , disse. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) propôs que todos os que se sentiram " ofendidos " assinassem um requerimento em reação. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) disse que Lula " agrediu " o Senado e " abusa das palavras " .

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com