quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Paulo Bernardo rebate FHC e o compara a desafeto de Mozart

Estadão - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, rebateu nesta quinta-feira, 5, as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comparando-o a um músico ressentido. Para Bernardo, FHC está tentando "suprir a deficiência da oposição".
Em artigo publicado no Estado do último domingo, 1, o ex-presidente analisa o que, a seu ver, seriam os riscos de uma vitória do governo nas eleições do ano que vem. "Se Dilma ganhar as eleições, sobrará um subperonismo (o lulismo) contagiando os dóceis fragmentos partidários, uma burocracia sindical aninhada no Estado e, como base do bloco de poder, a força dos fundos de pensão", escreveu FHC.
Para Bernardo, no entanto, as críticas refletem a falta de discurso da oposição. "Como ele é uma pessoa brilhante, de grande talento, e a oposição está numa mediocridade imensa, colossal, ele está tentando suprir isso", disse. "Agora, o risco que corre é ele ficar parecendo o Salieri (maestro Antonio Salieri), que ficava criticando o talento de Mozart (músico Wolfgang Amadeus Mozart) porque ele não conseguia ter o mesmo talento, não conseguia ter o mesmo reconhecimento."
De acordo com Bernardo, que esteve em Curitiba para uma palestra a professores, alunos e servidores da Universidade Federal do Paraná sobre o desempenho do governo federal e as perspectivas para 2010, o papel desempenhado por FHC traz um risco muito grande "para uma pessoa com a história do Fernando Henrique, que já foi considerado o príncipe da sociologia".

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com