domingo, 17 de janeiro de 2010

Imagem rara de santa grávida é recuperada em Paraitinga (SP)

Folha - Parece notícia de tabloide: santa grávida de barro é encontrada com o rosto intacto sob os escombros de capela. Mas o caso aconteceu em São Luiz do Paraitinga (182 km de São Paulo. Uma imagem de barro de Nossa Senhora das Mercês, cujo ventre proeminente sugere gravidez, foi encontrada com a face intacta sob os escombros da capela homônima, destruída pelo temporal que devastou a cidade.
A parte inferior da imagem, inclusive a barriga, esfacelou-se, mas deve ser restaurada. A santa tem mais de 200 anos, foi levada para a cidade por uma mineira de Caetés em 1809, cinco anos antes da inauguração da capela, e é raríssima.
"Não conheço nenhuma outra imagem da virgem das Mercês grávida, se é que ela está grávida", diz a historiadora Myriam Ribeiro, professora aposentada da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e uma das maiores especialistas em barroco brasileiro. Existem duas santas que costumam ser representadas grávidas: Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora da Boa Expectação.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com