quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ahmadinejad diz que aceitaria enriquecer urânio fora do país

G1 - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira que aceitaria enviar urânio para ser enriquecido fora do país em troca de combustível nuclear, em uma referência a uma das propostas apresentadas no ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
"Nós não temos problemas em enviar nosso urânio enriquecido para fora", disse à TV estatal.
Segundo ele, o Irã enviaria urânio pouco enriquecido a 3,5% e receberia de volta enriquecido a 20% - nível de combustível nuclear - dentro de quatro ou cinco meses.
O presidente deixou claro que, caso o país não receba o urânio mais enriquecido para ser usado no reator do país, o Irã tem capacidade de produzir o combustível internamente.
Reação
O governo dos Estados Unidos reagiu com cautela ao anúncio feito por Ahmadinejad.
Segundo a correspondente da BBC em Washington Kim Ghattas a reação cautelosa ser deve principalmente a falta de detalhes no anúncio do presidente iraniano sobre a possível aceitação ao acordo proposto pela ONU.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com