segunda-feira, 8 de março de 2010

TV cubana exibe série sobre as mais de 600 tentativas de assassinar Fidel Castro

G1 - A televisão estatal cubana estreou neste domingo uma série de oito episódios que relatarão alguns dos 638 atentados registrados em mais de meio século contra o líder da Revolução Cubana de 1959, Fidel Castro.
A série "El que debe vivir" ("O que deve viver", em tradução livre) levou três anos para ser produzida. Os produtores asseguram que é a maior série realizada pelo Instituto Superior de Ciências Policiais do Ministério do Interior cubano.
O episódio inicial, transmitido em horário nobre, registra em uma hora e dez minutos as primeiras tentativas de eliminar fisicamente Fidel Castro antes do triunfo da tropa rebelde liderada por ele contra o Exército do então presidente Fulgencio Batista, no primeiro dia de 1959.
A propaganda da série comenta que "a vida de Fidel sempre esteve em perigo" e que cada episódio, elaborado em estilo dramático, "reflete uma época diferente, com pelo menos um plano de atentado".
O diretor, Rafael Benítez, explicou que o programa foi concebido como uma história na qual os produtores utilizam "uma mistura de gêneros" para "dar mais informações aos espectadores sobre os fatos".
Nas filmagens, discursaram 243 atores e atrizes, alguns deles rostos muito populares de telenovelas, além de 800 outras pessoas.
Fidel Castro não aparece em público desde julho de 2006, quando adoeceu e cedeu a Presidência a seu irmão caçula Raúl Castro, mas continua sendo primeiro-secretário do Partido Comunista.
Os quatro primeiros episódios da série serão transmitidos neste mês e os outros em abril.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com