quarta-feira, 19 de maio de 2010

França aprova projeto que proíbe uso de véus islâmicos

Estadão - O gabinete da França aprovou nesta quarta-feira, 19, um rascunho do projeto de lei que proíbe o uso da burca em espaços públicos. O projeto, apoiado pelo presidente Nicolas Sarkozy, foi rejeitado formalmente pelo Conselho de Estado da França na semana passada.
"Nós somos uma nação antiga, unida ao redor da ideia de dignidade humana, e, particularmente, da dignidade da mulher, sobre como vivermos juntos", disse Sarkozy, aos seus ministros. "O uso do véu completo, que esconde totalmente o rosto, atinge esses valores fundamentais para nós e essenciais ao conjunto republicano", afirmou.
"O governo está tomando um caminho que sabe que será difícil, mas é um caminho que sabemos ser justo", acrescentou Sarkozy. A aprovação do presidente abre caminho para o projeto ser votado no Parlamento, em julho.
Analistas acreditam que a maioria dos políticos de centro-direita, aliados de Sarkozy, possa avançar o projeto no Parlamento. No entanto, especialistas constitucionais têm alertado que a nova lei poderá ser questionada pelo judiciário e poderá entrar em contradição com a lei europeia.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com