terça-feira, 1 de junho de 2010

Brasil exige liberação imediata de cineasta detida em Israel

Folha - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou nesta terça-feira que o Brasil exigirá de Israel a liberação "imediata e incondicional" da cineasta brasileira Iara Lee, que está na prisão de El'A, em Be'er Sheva, após ser detida em um dos navios que tentavam furar o bloqueio naval rumo à faixa de Gaza.
A cineasta brasileira e ex-mulher do cineasta Leon Cakoff, Iara Lee, estava no comboio. Ontem, autoridades israelenses a localizaram, informando que esla está "em boas condições de saúde" mas havia "se recusado a deixar o país voluntariamente", por isso estaria aguardando para ser deportada.
Segundo Amorim, Israel não pode exigir que Lee assine um documento admitindo ter entrado ilegalmente em território israelense porque ela foi presa em águas internacionais.
"Deve ser liberada já. E não só porque ela é uma cidadã brasileira pacífica e pacifista mas também porque faz parte da declaração emitida pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) que todos os que foram presos sejam liberados imediatamente."
O chanceler defendeu que seja feita uma investigação externa e independente do ataque ao comboio de ativistas.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com