quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mineiros presos no Chile farão curso para lidar com a fama

Folha - Os 33 mineiros que viraram celebridades mundiais após sobreviver por semanas soterrados em uma mina no Chile vão receber treinamento para dar entrevista a TV ou jornais, disseram autoridades na terça-feira.
Os mineiros tornaram-se celebridades instantâneas, dominando coberturas televisivas e em jornais quando foram descobertos com vida dias após o desastre.
Autoridades chilenas, que sabe que o interesse mundial deve aumentar ainda mais quando eles forem libertados, disse que o treinamento planejado vai ajudar os trabalhadores a lidar com o ataque violento da mídia.
Os mineiros vão receber instruções via circuito fechado de televisão sobre "continuarem equilibrados durante uma entrevista, pedirem ao entrevistador para repetir a pergunta se não entendê-la, e como dizer que preferem não responder" uma dada pergunta, disse Alberto Iturra, psicólogo que recebeu a missão de supervisionar o bem estar mental e emocional dos mineiros durante a experiência penosa.
Iturra disse que os mineiros estão bem conscientes de como essa história tornou-se grande.
"Eles estão muito entusiasmados com isso", disse, acrescentando que alguns mineiros já falaram sobre escrever um livro contando a experiência.
Os 32 chilenos e um boliviano estão presos a 700 metros de profundidade a quase 50 dias, após o desabamento da mina, em 5 de agosto.
Eles recebem comida, água, remédios e divertimento por meio de três tubos de suprimentos, que também mantêm linhas de comunicação com a superfície, onde membros da família estão acampados.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com