
Foi o primeiro encontro entre o premiê do Reino Unido e Bento XVI.Papa reconheceu sofrer 'vergonha e a humilhação' por abusos na igreja.
O papa Bento XVI se reuniu hoje durante 20 minutos com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, seu segundo no governo de coalizão, Nick Clegg, e o líder da oposição trabalhista, Harriet Harman. Foi a primeira vez que o líder "tory" (conservador), Cameron, se reuniu com o sumo pontífice desde a chegada deste ao Reino Unido para sua visita pastoral e de Estado de quatro dias, que termina neste domingo (19) na cidade inglesa de Birmingham.
O papa Bento XVI se reuniu hoje durante 20 minutos com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron (Foto: Reuters)
Por ter de assistir ao funeral de seu pai, falecido recentemente, Cameron não pôde estar presente na sexta-feira no Parlamento, onde o papa pronunciou seu discurso mais político, no qual denunciou a marginalização da qual, segundo ele, é objeto a religião, e particularmente o cristianismo, inclusive nos países mais tolerantes.
O líder liberal-democrata Nick Clegg, que tinha recebido o papa em sua chegada a Edimburgo na quinta-feira em representação do Governo, foi esta manhã para ver-lhe com sua esposa, a espanhola Miriam González, e seus filhos.
O líder interino do Partido Trabalhista, Harriet Harman, disse, depois de se reunir com o papa que tinham falado "das lutas a favor da justiça social nas quais estiveram juntos católicos e trabalhistas".