Folha - O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, percorreu as áreas ocupadas pelas tropas federais no Rio de Janeiro nesta quinta-feira e disse que "a impressão foi a melhor possível, e que tudo está correndo bem". As tropas, que chegaram hoje, vão combater a atuação de milícias nas comunidades de Rio das Pedras e Gardênia Azul e de traficantes na Cidade de Deus.Questionado sobre o curto tempo de permanência em cada local --três dias em cada comunidade--, o comandante falou que o ideal seria que as tropas ficassem até o dia das eleições.
"Mas não temos efetivo para isso", afirmou. Ao todo, 500 homens serão deslocados para cada comunidade. Mas, segundo o Exército, 10 mil militares vão ser mobilizados até o fim da operação.
A operação em Rio das Pedras, que começou às 9h de hoje, é comandada pelo tenente-coronel Davi Agnelo de Araújo, comandante do 27º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista. Os militares ficam na região até as 10h desta sexta-feira.
Segundo o coronel, o reconhecimento da região foi feito ontem. A associação de moradores foi procurada pelo comando da operação e a Igreja Universal cedeu uma área para a tropa descansar e fazer as refeições.
