quarta-feira, 29 de outubro de 2008

BC americano trocará reais por dólares

Estadão - Para reduzir os problemas gerados pela crise norte-americana sobre outros países, o banco central americano (Federal Reserve) alterou temporariamente sua política de troca de moeda. Brasil, Cingapura, México e Coréia do Sul poderão, agora, trocar moedas de seus países por dólares. No caso do Brasil, o Fed vai abrir uma linha de US$ 30 bilhões para operações de swap (troca) de dólares por reais. A medida vale até 30 de abril de 2009. O valor é o mesmo para os bancos centrais dos outros três países.
O Banco Central no Brasil informou que a medida independe da política monetária adotada por cada país. Segundo o comunicado do Fed, "esses programas, tal como os já estabelecidos pelo Fed com outros bancos centrais, têm o objetivo de ajudar a melhorar as condições de liquidez nos mercados financeiros globais e a mitigar o alastramento das dificuldades para obter financiamento em dólar em economias fundamentalmente saudáveis e bem geridas".
Para o sócio diretor da Tendências Consultoria, Nathan Blanche, se o Banco Central utilizar esta linha de swap para financiar o exportador, o dólar manterá a tendência de queda no Brasil e poderá chegar a R$ 2,00 em pouco tempo. O fato é que, segundo ele, o exportador devolverá estes recursos ao BC brasileiro com moeda americana captada com as vendas no exterior. "A expectativa da entrada destes recursos já produzirá a queda do dólar agora. Se oferecida a exportador, esta linha representará uma oferta líquida de moeda americana", afirma.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com