domingo, 14 de dezembro de 2008

McCartney diz que foi o responsável por politizar os Beatles

Folha - Paul McCartney revela que não foi John Lennon, mas ele mesmo, o responsável de politizar os Beatles e de fazê-los ver que a Guerra do Vietnã era um erro.
Em entrevista que sairá em janeiro na revista "Prospect", McCartney, de 66 anos, muda totalmente o que se sabia até agora sobre o interesse do grupo musical pelo conflito bélico e a idéia de que o mais politizado era Lennon.
Segundo o ex-beatle, foi ele que convenceu Lennon a se opor à Guerra do Vietnã em 1968, quando a banda de Liverpool gravou a música "Revolution".
McCartney afirma que começou a se dar conta do conflito por causa de uma reunião que teve em Londres com Bertrand Russell (1872-70), escritor, filósofo, matemático e pacifista britânico que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1950.
"Russell era fabuloso. Falou da Guerra do Vietnã, a maioria de nós não sabia sobre isso, ainda não estava nos jornais, e também (me disse) que era uma guerra muito ruim", disse McCartney em sua entrevista, antecipada hoje pelo jornal "The Sunday Times".
"Lembro-me de ir outra vez ao estúdio (de gravação), naquela tarde ou no dia seguinte, e falar aos meninos, particularmente a John Lennon, sobre esta reunião e dizer como esta guerra era ruim", ressaltou McCartney.
Segundo ele, o grupo ignorou os pedidos de seus representantes para que evitassem mencionar o Vietnã quando estivessem nos Estados Unidos.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com