quinta-feira, 16 de abril de 2009

Para Sarkozy, premiê espanhol 'não é muito inteligente'

Estadão - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, subestima o presidente americano, Barack Obama, a chanceler alemã, Angela Merkel, e acredita que o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, não é "muito inteligente". Esta é a conclusão que se tira das declarações feitas pelo chefe de Estado francês nesta quarta-feira a um grupo de parlamentares franceses durante um almoço de trabalho, publicadas nesta quinta-feira, 16, pelo jornal Libération em uma informação intitulada "Sarkozy se considera o chefe do mundo".
Foi um ato convocado para falar da crise e da última reunião do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes), mas, no fim, segundo o jornal - que cita vários dos participantes -, o presidente francês se dedicou mais a criticar outros líderes.
Sobre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o considera um homem "muito inteligente e muito carismático", mas sem experiência, porque, segundo ele, "não levou um Ministério em sua vida" e há vários assuntos sobre os quais "não tem posição". Da chanceler alemã, Angela Merkel, disse que, "quando ela se deu conta do estado de seus bancos e de sua indústria automobilística, não teve outra opção do que se unir a minha posição", disse.
No caso de Zapatero, Sarkozy informou a seus convidados que o governo espanhol tinha anunciado a supressão da publicidade nas televisões públicas. Imediatamente depois, perguntou com ironia: "e sabem a quem citaram como exemplo?", em referência a ele mesmo como promotor da ideia.
Ainda com Zapatero como exemplo, afirmou que "pode ser que não seja muito inteligente", e acrescentou, sem citar nomes, que ele conhece alguns "que eram muito inteligentes e que não estavam no segundo turno das presidenciais", em clara alusão ao ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com