sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Na África, Hillary Clinton visita Mandela e se diz inspirada pelo sul-africano

Folha - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta sexta-feira que sentiu uma nova "inspiração em sua vida" após se encontrar com o Nobel da Paz Nelson Mandela, elogiando a disciplina pessoal que manteve durante sua luta contra o apartheid na África do Sul. Hillary se encontrou por meia hora com Mandela na casa dele, em Johannesburgo, onde disse ter visto material de arquivo jamais divulgado antes.
De acordo com a fundação de Mandela, Hillary viu cópias de cartas escritas à mão pelo ex-presidente sul-africano nos anos em que permaneceu preso, além de seu cartão de membro da Igreja Metodista, à qual Hillary também pertence.
Denis Farrell/Efe
Hillary Clinton cumprimenta Mandela durante visita à residência dele em Johannesburgo
Hillary, que realiza uma viagem pelo continente africano para visitar sete países, declarou ter ficado encantada com o encontro, referindo-se a Mandela como Madiba, seu apelido íntimo. "É claro que inspira em mim uma admiração ainda maior por seu trabalho público, mas também uma afeição ainda maior pelo homem", declarou Hillary.
"Ele teve disciplina em uma vida cheia de tantas conquistas maravilhosas, não apenas para ele pessoalmente, mas para a África do Sul e para o mundo", elogiou.
Mais cedo, já na África do Sul, Hillary pediu que o país utilize sua influência para estimular reformas no vizinho Zimbábue, e prometeu uma maior proximidade do governo de Barack Obama com a Pretória, depois dos atritos no governo do antecessor, o republicano George W. Bush (2001-2009).

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com