quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sarney anula nomeação do namorado da neta de cargo no Senado

G1 - Meia hora depois de a Diretoria Geral do Senado convalidar a contratação de Henrique Dias Bernardes, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu anular a decisão. Bernardes é o suposto namorado da neta de Sarney, que havia sido nomeado por ato secreto. Segundo a assessoria de Sarney, a anulação foi para mostrar isenção do presidente do Senado no caso. O caso de Bernardes era emblemático porque gravações atribuídas à Polícia Federal mostram o filho de Sarney, Fernando, falando sobre a contratação. A gravação mostraria o envolvimento do presidente do Senado na nomeação.
O Boletim Administrativo de Pessoal do Senado vai publicar nesta sexta-feira (28) a convalidação da nomeação e, na mesma edição, a exoneração de Bernardes.
Até agora, o Senado já decidiu manter no cargo 65 dos 79 nomeados por atos secretos, já excluindo Bernardes. Para manter os funcionários nos cargos, o Senado repassou a decisão aos próprios órgãos onde eles estão lotados.
Pela decisão, caberia aos chefes dizerem se pediram a contratação, se o funcionário cumpre seus horários e suas obrigações e se desejavam mantê-los. Em entrevista ao G1, o diretor-geral, Haroldo Tajra, havia dito que a maioria dos nomeados continuaria na Casa.
No dia 24 de julho, Bernardes disse ao G1 que não sabia que sua nomeação havia sido encaminhada por meio de ato secreto: “Sinceramente, não sabia". Bernardes também afirmou que tem um currículo mais do que qualificado para a função que exerce no serviço médico do Senado, pela qual recebe R$ 2,7 mil. “Para a Casa, é um privilégio me ter como funcionário”, disse na época.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com