domingo, 25 de outubro de 2009

Ministro da Defesa colombiano é "retardado mental", diz Chávez

JB - O presidente venezuelano Hugo Chávez disse no domingo que o ministro da Defesa da Colômbia, Gabriel Silva, é um "retardado mental" por criticar os esforços da Venezuela na luta contra o narcotráfico. A declaração pode deixar ainda mais tensa a relação entre os países vizinhos.
Silva garantiu nesta semana que existe um "tráfego livre" de aviões a serviço do narcotráfico saindo da Venezuela em direção à América Central e aos Estados Unidos.
- Eu acho que ele é no mínimo um retardado mental, deve ser retardado mental - disse o líder venezuelano durante a transmissão do seu programa semanal de rádio "Alô, Presidente".
Chávez congelou este ano as relações com a Colômbia e ordenou uma diminuição no comércio com seu segundo maior parceiro, por considerar que o plano de Bogotá de reforçar a cooperação militar com Washington é uma ameaça para sua "revolução socialista".
- Mas não, não, ele (Gabriel Silva) sabe o que está fazendo. Ele está seguindo instruções do império, porque na Colômbia não mandam os colombianos, na Colômbia manda o império ianque - acrescentou Chávez.
O governo venezuelano garante que a apreensão de carregamentos de drogas e a prisão de chefes do narcotráfico aumentaram desde 2005. Mas Washington vem criticando os esforços de Caracas na luta contra o tráfico de drogas. E o Relatório sobre Drogas da ONU deste ano estima que 40% da cocaína colombiana que chega à Europa passou pela Venezuela.
Por sua parte, o governo de Alvaro Uribe defende que o acordo com os EUA, que permite o uso de sete bases militares colombianas por tropas americanas, reforçará a luta contra o narcotráfico.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com