quarta-feira, 18 de novembro de 2009

No Afeganistão, Hillary pede que Karzai realize reformas

Estadão - secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, chegou nesta quarta-feira, 18, para sua primeira visita no cargo ao Afeganistão. Segundo ela, a posse do presidente Hamid Karzai para mais um mandato fornece uma nova chance para ele fortalecer a transparência do governo e tomar passos claros para melhorar as vidas dos cidadãos afegãos.
Karzai, que convidou Hillary para um almoço no palácio presidencial, está sob forte pressão dos EUA e de outras nações para combater a persistente corrupção no governo. Muitos esperam que, em seu discurso de posse nesta quinta-feira, ele anuncie medidas concretas para realizar reformas, ajudando o país a superar as recentes eleições marcadas por fraudes, que minaram a confiança no governo.
A segurança em algumas ruas foi reforçada para a posse desta quinta-feira. Outras vias foram bloqueadas, com o objetivo de evitar ataques de militantes. "Nós estamos em um momento crítico, às vésperas da posse do segundo mandato do presidente Karzai", afirmou Hillary a funcionários da fortificada embaixada americana em Cabul.
Dias antes, memorandos do embaixador dos EUA no Afeganistão, Karl Eikenberry, vazados ao público, questionavam a sensatez de se enviar mais tropas norte-americanas ao Afeganistão, em um momento em que a política local mostra-se instável e incerta. Hillary elogiou os militares que atuam no país, para em seguida sair rumo a um encontro com o comandante das tropas dos EUA, general Stanley McChrystal, que pede mais 40 mil soldados como reforço.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com