quarta-feira, 17 de março de 2010

Anistia Internacional pede que Cuba liberte 'presos de consciência'

JB - A Anistia Internacional fez um apelo ao governo cubano para que liberte todos os 'presos de consciência' e revogue as leis que restringem as liberdades de expressão, reunião e associação, coincidindo com o sétimo aniversário da chamada "Primavera Negra de 2003".
Em um comunicado divulgado em sua sede de Londres, a Anistia ressalta também que pediu ao presidente cubano, Raúl Castro, que permita que especialistas da ONU acompanhem a situação dos Direitos Humanos na ilha e facilite o trabalho das organizações não-governamentais neste âmbito.
A Anistia fez esse apelo em ocasião dos sete anos da detenção de 75 dissidentes cubanos, por volta de 18 de março de 2003, sendo que 53 continuam presos até hoje, segundo a organização.
Um deles, Orlando Zapata, morreu no dia 23 de fevereiro após uma longa greve de fome para protestar contra as más condições carcerárias.
- As leis cubanas impõem limites inaceitáveis ao direito às liberdades de expressão, de associação e de reunião. Cuba precisa desesperadamente de reformas políticas e jurídicas para estar em conformidade com as principais normas internacionais de Direitos Humanos - afirmou Kerrie Howard, diretora adjunta do Programa Regional de Anistia para a América.
- O encarceramento prolongado de pessoas somente por exercerem seus direitos de maneira pacífica não apenas é uma tragédia por si só, como também um obstáculo para outras reformas, como o início do diálogo necessário para o fim do embargo unilateral americano contra Cuba - acrescentou.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com