sábado, 3 de abril de 2010

Japoneses inventam androide que sorri

JB - Cientistas japoneses da Universidade de Osaka apresentaram neste sábado um robô que pode sorrir, além de imitar as expressões faciais de uma pessoa. A máquina será testada em um hospital para fazer companhia aos enfermos.
O professor Hiroshi Ishiguro, que já imaginou uma família de robôs com rosto humano, entre eles um que é quase seu clone, se disse satisfeito com a naturalidade da nova mulher artificial.
- Uma nova tecnologia sempre desperta temores e opiniões negativas - disse, antes de explicar que a equipe que coordena desejava construir robôs com capacidade de expressar emoções.
Durante uma demonstração, o androide, de cabelo castanho e vestido com uma saia negra, sorriu e franziu a testa em sinal de irritação, de modo quase simultâneo ao de uma jovem de 20 anos que serviu de modelo. Uma câmera filmava as expressões da jovem e as transmitia ao robô por meio de sinais elétricos.
"Tive a impressão de ter uma irmã gêmea", declarou a modelo. O robô será vendido por 10 milhões de ienes (U$ 108 mil).

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com