terça-feira, 4 de maio de 2010

EUA revelam a posse de 5.113 ogivas nucleares em seu arsenal

JB - Os Estados Unidos revelaram nesta segunda-feira - em uma declaração sem precedentes - que possuem um total de 5.113 ogivas nucleares, e afirmaram que a atitude serve para facilitar o controle das armas.
"É do interesse de nossa segurança nacional que sejamos transparentes quanto ao programa nuclear dos Estados Unidos", explicou a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, após o Pentágono revelar dados mantidos em segredo por um longo tempo.
"Acreditamos que nossa decisão constrói confiança, faz com que mais pessoas compreendam o que o presidente (Barack) Obama e sua administração estão tentando fazer", disse.
Hillary acrescentou que os dados do arsenal podem reforçar o controle de armas nucleares, assim como prevenir sua difusão.
A secretária reconheceu que houve "numerosos debates" no interior da administração no que diz respeito à revelação dos dados.
"Em 30 de setembro de 2009, o arsenal nuclear era de 5.113 ogivas", informou o Pentágono em um comunicado.
O número inclui ogivas à disposição para utilização a qualquer momento e ogivas "inativas", mantidas em um paiol com "status não-operacional", disse.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com