domingo, 26 de setembro de 2010

FHC: Eu fiz as reformas, Lula surfa na onda

O Globo - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu que Dilma Rousseff será a provável vencedora das eleições de 3 de outubro e criticou a oposição por "mistificar" o presidente Lula.
Em entrevista ao jornal britânico "Financial Times", o ex-presidente comparou Lula a Lech Walesa, o sindicalista que comandou a Polônia na transição para o capitalismo, e disse que o presidente "anestesiou" o país.
"A oposição errou, e permitiu a mistificação de Lula. Mas Lula não é nenhum revolucionário. É um Lech Walesa que deu certo. Ele saiu da classe trabalhadora e se comporta como se fosse parte da velha elite conservadora. Eu fiz as reformas. Ele surfa na onda", disse FHC, que afirma que muitas discussões sobre reformas e possibilidades de redução do Risco Brasil desapareceram quando Lula o sucedeu.
Quando perguntado sobre as eleições presidenciais de 3 de outubro, o ex-presidente não esconde um tom de frustração e revela que Dilma Rousseff, do PT, sairá vencedora. Para Fernando Henrique, Lula será lembrado "pelo crescimento e pela continuidade, e por colocar mais ênfase no gasto social".
"Embora tanto o mundo quanto o Brasil tenham se apaixonado por seu sucessor, o presidente Lula, FHC é o homem amplamente creditado, pelo menos no exterior, com o estabelecimento dos fundamentos do boom que marcou os últimos anos da economia brasileira", diz o artigo do "Financial Times", que credita à política econômica do ex-presidente a inclusão do Brasil no grupo dos países emergentes.
Para Jim O’Neill, economista-chefe do banco Goldman Sachs, o segredo do sucesso de Lula foi a manutenção das políticas econômicas de seu antecessor. "A sintonia de Lula com as massas lhe permitiu traduzir os benefícios da estabilidade para muitos".
"Lula quer ser visto como o líder mais bem sucedido do G20 na última década. Mas às vezes me pergunto se ele não seria um descendente direto de Cardoso em uma fantasia engenhosa. Pois foi muito do que ele herdou de Cardoso, que deu a Lula a plataforma de tal sucesso", diz o economista.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com