terça-feira, 25 de agosto de 2009

Lula brinca ao falar de Twitter e constrange Mercadante

Estadão - Ao corrigir informação dada nesta manhã (25) sobre o marco regulatório da exploração de petróleo na área de pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou por causar mais um momento de constrangimento para o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Lula disse, em discurso no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que percebeu que havia se expressado mal em relação à questão do pré-sal quando leu as notícias por meio do telefone celular do senador petista.
"Eu estava vendo ali na internet do Aloizio Mercadante, esse bichinho que escraviza o ser humano agora, que houve uma compreensão equivocada, talvez, eu diria, uma má colocação minha na inauguração da pedra fundamental sobre a questão do pré-sal", reconheceu Lula, esclarecendo o erro cometido pela manhã, quando afirmou que 71% dos recursos advindos da exploração do pré-sal iriam para fundo do governo destinado a investimentos em educação, ciência e tecnologia e combate à pobreza.
"Não é que o governo vai ficar com 71% do petróleo do pré-sal. O que quis dizer é que, de todo o bloco do pré-sal, 29% já foi leiloado pelas regras anteriores e, portanto, o que vai entrar na regulamentação são 71% que não tinham sido leiloados ainda", explicou. O presidente ressaltou que a correção poderia ser publicada rapidamente na internet e não perdeu a oportunidade de brincar com Mercadante. "Vocês, que vão rapidinho aí na internet, no tal de Twitter, e colocam as mensagens, por favor, coloquem essa mensagem rapidinho. O Aloizio já pode colocar a mensagem no dele", afirmou, sob risos da plateia que assistia às discussões.
Mercadante não escondeu o constrangimento. O petista anunciou por meio de seu Twitter na semana passada que renunciaria à liderança do PT no Senado após o arquivamento das 11 ações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). No episódio, Mercadante disse que deixaria a liderança "em caráter irrevogável", mas acabou voltando atrás no mesmo dia, em reunião com o presidente Lula.

Quem sou eu

Minha foto
Luciano Bonitão é formado em Comunicação pela PUC-RJ (turma do Henry Sobel) e só não terminou o mestrado porque a ponta do lápis quebrou. Declarações de amor, pedidos de emprego e contatos para shows: blogdobonitao@gmail.com